top of page

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Os arquivos do Alentejo guardam muito do que constitui a nossa identidade, sendo pilares essenciais na construção da memória coletiva regional. 

Tendo em conta a riqueza inestimável do património arquivístico e o seu relativo desconhecimento pela generalidade da população, o Arquivo Distrital de Évora teve a iniciativa de promover a criação de uma Rota destinada a sensibilizar o público para a valorização dos arquivos.

A Rota dos Arquivos pretende agregar num único ponto toda a informação relevante das instituições possuidoras dessa memória e dos respetivos acervos para que o público possa visitar o passado e reconhecer os seus traços identitários nos documentos que chegaram até nós.

Inicialmente apresentada pelo Arquivo Distrital de Évora à Câmara Municipal de Évora, que lhe deu o seu apoio, a ideia da Rota foi então alargada a outras entidades sedeadas na cidade que a quiseram estender a todo o Alentejo.

A Rota dos Arquivos do Alentejo é uma iniciativa conjunta de várias entidades detentoras de documentação que se articulam para promover os espólios arquivísticos numa perspetiva de salvaguarda, estudo e divulgação pública. Tem, assim, em vista a oferta de um «produto» cultural, também de interesse turístico, desde logo, sob a forma de roteiro temático com três dimensões prioritárias:

 

1) Produção de materiais de divulgação com indicação das entidades e respetivos espólios.

2) Criação de uma página onde se centraliza a informação relativa às entidades, aos seus espólios e às suas iniciativas na área dos arquivos.

3) Divulgação, nas redes sociais, de atividades realizadas pelas entidades que integram a Rota dos Arquivos, tais como: visitas guiadas, exposições, oficinas educativas e conferências.

 

A Rota dos Arquivos, para responder cabalmente às expetativas dos visitantes e utilizadores, integra arquivos que ofereçam obrigatoriamente:

 

1.       Serviço de atendimento/leitura que permita a consulta in loco de documentos;

2.       Instrumentos de descrição documental (catálogos, inventários);

3.       Visitas guiadas ao arquivo.

 

Para além destes elementos, poderão também realizar exposições e oficinas educativas, bem como outras atividades.

 

A Rota dos Arquivos do Alentejo, coordenada pelo Arquivo Distrital de Évora, é um projeto em desenvolvimento permanente pelo que convidamos as instituições da região, públicas e privadas,  que queiram integrar esta iniciativa a entrarem em contacto connosco para se dar início à sua adesão.

Jorge Janeiro​    

Diretor do Arquivo Distrital de Évora

bottom of page