ROTA DOS ARQUIVOS DO ALENTEJO
Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Évora
INFORMAÇÕES
Acesso restrito, apenas com autorização prévia do Provedor da Misericórdia de Évora
Horário: Dias úteis das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:00.
Feriado Municipal: 29 de Junho
Telefone: 266006600
Morada: Avenida da Universidade, n.º 5 7005-869 Évora
Email: mail.adevr@adevr.dglab.gov.pt
Site: http://adevr.dglab.gov.pt/
Mapa:
Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Évora
A documentação do arquivo histórico da Santa Casa da Misericórdia de Évora encontra-se em depósito no Arquivo Distrital de Évora, ocupando um total de 94 metros lineares.
As Misericórdias tiveram como fundadora D. Leonor, esposa do rei D. João II, tendo como inspirador e executor dos seus desejos o trinitário Frei Miguel de Contreiras (religioso da Ordem da Santíssima Trindade).
O Rei D. Manuel, irmão de D. Leonor, veio dar grande proteção e privilégios às misericórdias, que foram surgindo por todo o Reino e até pelas possessões ultramarinas.
Os fins a que se propunham estes institutos de caridade eram os da aplicação e execução das obras de Misericórdia, tanto as espirituais como as corporais.
Uma das primeiras a ser fundada foi a Santa Casa da Misericórdia da Cidade de Évora, erecta em 7 de Dezembro de 1499, como se confirma pelo Livro dos Irmãos desta Confraria.
O primeiro irmão e provedor foi então D. Manuel I. Também se filiaram nesta irmandade, para além da Família Real, o Mestre de Santiago, o Conde de Tentugal e Olivença, o cronista e poeta Garcia de Resende, e ainda pessoas de todos os extratos sociais e de todos os ofícios – sapateiros, armeiros, escrivães, torneiros, escudeiros, criados, cristãos velhos e cristãos novos.
A documentação, acessível através de um inventário, mantém a organização com que foi recebida da instituição produtora e versa sobre uma grande variedade de assuntos: registo e administração de propriedades urbanas, rendas e administração de propriedades agrícolas, assistência social de órfãos e presos, administração de farmácia e hospitais, administração de donativos e bens legados, causas crimes e cíveis, registo da vida associativa (eleições, quotas, etc.) e administração da Igreja da Misericórdia.
A documentação encontra-se em regime de depósito no Arquivo Distrital de Évora, com reserva de consulta, sendo necessária autorização prévia por escrito do respetivo Provedor.